ad

Últimos posts

Como surgiu o dia da mentira? 1º de abril


Brincar com pegadinhas e notícias falsas no dia 1° de abril não é uma exclusividade do Brasil, mas você faz ideia de como esse costume começou?

Entre as várias explicações existentes sobre o Dia da Mentira, a mais popular tem sua origem na França, no século 16. Durante o reinado de Carlos IX (1560-1574), o ano novo era comemorado em 25 de março e as festividades e comemorações seguiam até o dia 1° de abril. Porque além do ano novo, a data também marcava o início da primavera.

No entanto, em 1562 o papa Gregório 13 institui um novo calendário - o calendário gregoriano - que viria a ser utilizado até os dias de hoje, no ocidente ou 'mundo cristão'. Com isso, o ano novo passou a ser comemorado em 1° de janeiro e não mais em março. Houve certa resistência á mudança e o rei só seguiu o decreto papal dois anos depois, em 1564. Ainda assim, muitos franceses insistiam em celebrar a antiga data ou mesmo esqueciam da mudança. 

Por conta disso, algumas pessoas começaram a zombar e ridicularizar estes que esqueciam ou ignoravam a data, chamando os de 'bobos de abril'. A ponto de enviar convites falsos de 1° de abril e distribuir presentes 'inusitados'. A brincadeira se popularizou em toda a França e com o tempo chegou até a Inglaterra e a partir daí, se popularizou em todo o mundo.

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.