Header Ads

Últimos posts

Cem Anos de Solidão: clássico da literatura será adaptado pela Netflix


Na manhã de hoje, 06/03, a Netflix anunciou em sua conta no Twitter que comprou os direitos para adaptar 'Cem Anos de Solidão', clássico da literatura escrito por Gabriel García Márquez
Publicada em 1967, a obra de Gabo - como Gabriel García Márquez ficou popularmente conhecido - vendeu mais de 50 milhões de cópias e causou enorme impacto na América Latina, que estava sob o regime de governos ditatoriais. Com uma narrativa mítica, o romance se passa na aldeia fictícia Macondo e acompanha diversas gerações da família Bundía, desde a ascensão à queda do vilarejo. Os conflitos descritos na obra muito se assemelham à realidade do continente na época, em um cenário de totalitarismo, denúncias de corrupção e genocídios. 


Além de retratar elementos da realidade, 'Cem Anos de Solidão' é um marco por mesclar a fantasia como se fosse algo comum, ou seja, apresenta elementos irreais como habituais e corriqueiros. Isso fez de Gabo  um dos principais expoentes do movimento literário e cultural latino-americano realismo mágico, ou realismo fantástico (como é conhecido na Espanha), cujo particularidade é justamente de fundir o mágico à realidade. 

O impacto de suas obras foi tanto, que lhe rendeu o Nobel de Literatura em 1982.

Mas a Netflix não foi a primeira a se interessar pelos direitos da obra. De acordo com a revista Variety, algumas exigências foram feitas pelos filhos de García Márquez, para que a Netflix pudesse garantir os direitos de adaptação: a língua falada deve ser o espanhol e a série deve ser filmada na Colômbia, mantendo fidelidade à obra original.
Por décadas nosso pai ficou relutante em vender os direitos cinematográficos de Cem Anos de Solidão pois acreditava que a obra não poderia ser feita no período de um filme ou ser produzido em uma língua diferente da Espanhol. Mas na atual era de ouro das séries, com um alto nível de roteiro e direção, qualidade cinematográfica e aceitação mundial de programas estrangeiros, a hora não poderia ser melhor para adaptar o livro”, afirmou Rodrigo García.
Até o momento, estão confirmados os filhos, Rodrigo García Gonzalo García Barcha, como produtores executivos da série.

2 comentários:

  1. Fiquei feliz com essa notícia. Ansioso pela adaptação.
    Bom restante de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Voltamos do hiatus com bons conteúdos.

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Fiquei muito feliz com a notícia, pois é uma obra que desejo muito ler.
    E amei as exigências que os filhos dele fizeram.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.