Maior superlua em 70 anos: mas afinal, o que é uma superlua?
Hoje é noite de lua cheia, mas não é uma lua qualquer: é uma superlua.
Você sabe o que isso significa?
Em astronomia - ciência que estuda os corpos celestes e espaço sideral - quando a lua encontra-se mais próxima da Terra, ela estará em perigeu. Da mesma forma, quando mais distante estará em apogeu. Sabendo disso, uma superlua acontece quando o seu perigeu coincide com a fase de lua cheia. O termo não é oficialmente utilizado na astronomia, que caracteriza o fenômeno como 'lua cheia perigeana', mas foi popularizado em 1979, pelo astrólogo norte americano Richard Noole.
![]() |
Foto: NASA / BBC News Brasil |
Deixando mais claro: hoje a lua está cheia e em seu ponto mais próximo da Terra, há cerca de 365 mil quilômetros. Com isso, ela será vista 14% maior do que uma lua cheia comum e 30% mais iluminada (já que estará 'pertinho' de nós).
Esta não será a primeira superlua do ano, nem a última. A novidade é que, devido a proximidade, esta não só será a maior de 2019, como também é a maior em 70 anos. A primeira superlua do ano foi em 21 de janeiro e também foi um fenômeno raro, pois coincidiu com um eclipse lunar total, conhecido como a super lua de sangue. A próxima e última superlua do ano será em 21 de março, mas esta não será tão "grande" como a de hoje.
De acordo com a Nasa, a lua entrou em perigeu às 12h53min de hoje e poderá ser vista no céu, após o pôr do sol, a partir das 19h, no horário de Brasília. No entanto a agência ressalta que a diferença no tamanho e iluminação será imperceptível a "olho nu".
Só nos resta aguardar para visualizar mais este fenômeno natural!
Até a próxima.
Nenhum comentário: