Você sabe o significado das cores da bandeira LGBT?
Após mais um ato de preconceito e desrespeito aos direitos humanos - quando o juiz federal da 14ª Vara do Distrito Federal, Waldemar Cláudio de Carvalho, concedeu liminar que abriu brecha para que psicólogos possam oferecer a terapia de reversão sexual, conhecida como "cura gay" - milhares de pessoas alteraram seus perfis nas redes sociais com as cores do arco-íris, que simbolizam a bandeira LGBT+, como forma de manifesto, protesto e orgulho.
Eu mesmo já mudei a minha e, enquanto o fazia, fiquei me perguntando qual o significado de cada cor da bandeira e como, quando, onde ela surgiu. Se assim como eu, você também não sabe (sabia) essas respostas, o Bananices esclarece, no quadro #comosurgiu de hoje:
Pra entender mais a fundo a história por trás da bandeira, vamos voltar à 2ª Guerra Mundial, em que para identificar as pessoas homossexuais, os nazistas bordavam um triângulo rosa em seus uniformes.
Até que na década de 70, pra ser mais exato em 1978, o artista Gilbert Baker resolveu criar um símbolo para substituir e apagar essa marca que trazia consigo um passado doloroso. Surgia, então, a primeira versão da bandeira LGBT, com 8 cores, representando a diversidade, sendo cada cor um aspecto diferente da diversidade:
- Rosa - sexualidade
- Vermelho - vida
- Laranja - cura
- Amarelo - luz do sol
- Verde - natureza
- Turquesa - mágica/arte
- Anil - harmonia/serenidade
- Violeta - espírito humano
As primeira bandeiras foram pintadas a mão, para o Dia de Liberdade Gay de San Francisco, na Califórnia (EUA). Mas Baker não a fez sozinho, foram 30 voluntários que participaram da pintura das duas primeiras bandeiras arco-íris, que seriam hasteadas no último andar de uma galeria no centro da comunidade gay em San Francisco.
Um fato curioso e, de certo modo, triste, é que eles tiveram que esperar até anoitecer para lavar suas roupas, já que não poderiam lavar ao dia nas lavanderias públicas.
A mudança das cores aconteceu por uma questão comercial, devido a disponibilidade de tecidos, visto que o rosa e anil eram mais difíceis de serem encontrados, por isso que foram retirados da atual versão e o azul substituiu a cor turquesa.
Apesar das pequenas alterações, o significado se manteve o mesmo, e a bandeira arco-íris é o maior símbolo do movimento LGBT no mundo, na luta pela defesa e garantia dos seus direitos e nas palavras de Baker:
“algo da natureza para representar que nossa sexualidade é um direito humano”
Adorei! Eu não sabia disso.
ResponderExcluirAté mais,
Emerson Garcia
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram