Header Ads

Últimos posts
recent

Como surgiu o dia dos pais?

Todo ano, no segundo domingo do mês de agosto é comemorado o Dia dos Pais, no Brasil, uma data simbólica em homenagem e respeito aos pais. 

Que é tradição entre as famílias brasileiras, isso já sabemos. Mas qual a origem do Dia dos Pais e como surgiu essa comemoração aqui no Brasil? O Bananices conta pra você!

A origem

Segundo registros históricos, o Dia dos Pais passou a ter reconhecimento mundial no século XX, sendo institucionalizada nos Estados Unidos em 19 de junho de 1910. Tudo começou um ano antes, em 1909, quando Sonora Louise Smart Dodd quis homenagear o seu pai, William Jackson Smart. A garota tinha uma grande admiração pelo seu pai, um veterano da Guerra Civil Americana, com uma trajetória de superação admirável.

Smart, perdeu a esposa em 1898 ao dar a luz a seu sexto filho, assim teve de criar o recém-nascido e os outros cinco filhos sozinho, além de conciliar com o papel de proteger e resguardar a segurança da população americana, enquanto soldado de guerra. 

No ano seguinte, 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane (cidade em Washington), além de pedir auxílio à Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O gesto singelo da moça despertou a admiração dos moradores da cidade, que se mobilizaram a também prestar homenagens aos seus pais. Com o tempo, a prática foi se alastrando por todo o estado de Washington. O dia 19 de agosto foi institucionalizado por ser a data do nascimento/aniversário de Smart, pai de Sonora.

No entanto, apenas em 1966 o Dia dos Pais passou a ter reconhecimento nacional, quando o, então, presidente Lyndon Johnson proclamou o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais. Há fontes divergentes que afirmam que a data só foi pelo oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972. 

Como a data chegou ao Brasil?

No Brasil, a data começou a ser comemorada antes mesmo da oficialização nos Estados Unidos, ainda em 1953. Mas diferente do país norte-americano, não tinha nenhum cunho de homenagens ou simbolismo familiar, pelo contrário, a data foi, na verdade, planejada pelo publicitário Sylvio Bheringdiretor do jornal O Globo, na época.

A ideia era promover um concurso voltado aos pais, em que foi eleito o pai mais jovem, o mais velho e aquele com o maior número de filhos! Rádios, jornais e emissoras de televisão apoiaram a divulgação do concurso e após todo o esforço, o país aderiu à comemoração. A data escolhida foi 16 de agosto, por ser o mesmo dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, considerado pela Igreja Católica, o patriarca das famílias. No entanto, por questões comerciais, a data oficializada foi todo segundo domingo de agosto.

A data permanece até hoje, sendo um momento de fortalecer os laços familiares e manifestar carinho, respeito e gratidão pela figura paterna, ao mesmo tempo que é também uma das épocas mais comerciais e lucrativas do ano.



Um Feliz Dia dos Pais a todos que, com carinho, amor e sabedoria, exercem essa linda função de cuidar, proteger, educar e amar os seus filhos, seja pai de sangue, pais adotivos, mães que fazem o papel de pai e mãe, ou mesmo você que tem um animal de estimação e cuide dele/dela como se fosse um filho!

Um abraço!

Fonte: O Guia dos Curiosos (livro), EducaTerra (site)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.